Os sistemas FR – Filtro Regulador e o FRL – Filtro Regulador e Lubrificador – são essenciais para garantir a eficiência, a durabilidade e a lubrificação na utilização de ferramentas pneumáticas. A inclusão do Filtro Regulador (FR) na rede de ar, regula a pressão necessária para a utilização dos equipamentos, reduzindo o risco de contaminação por óleo, partículas sólidas e água. Já o Filtro Regulador e Lubrificador (FRL), além de realizar tudo que o FR oferece, ele fornece a lubrificação adequada para o processo. Sendo assim, vamos entender melhor a importância de cada um desses Filtros e suas funções!
Você sabe a importância do filtro de ar?
O próprio nome já explica seu funcionamento, mas explicando na prática, o filtro regulador de ar elimina possíveis partículas sólidas, óleo e água que o compressor puxe, fazendo assim com que o filtro regulador de ar retenha essas partículas e não suje sua pintura. Mas como isso acontece? Simples! Essa “sujeirinha” que é filtrada fica retida dentro do copo do filtro regulador de ar antes de passar pelo elemento filtrante.
Lembre-se: o filtro regulador de ar, tem que ter uma distância mínima do compressor de 10 metros de mangueira, para que o ar tenha tempo de esfriar. Ao contrário da mangueira do filtro na pistola de pintura, que é recomendado de máximo 10 metros.
E o Filtro Regulador e Lubrificador de ar, por que usar?
Bom, o Filtro Regulador e Lubrificador de ar, ao contrário do Filtro Regulador de ar, ele joga óleo pneumático na rede de ar. Mas como assim? Certo, o Filtro Regulador e Lubrificador de ar tem duas partes, a primeira elimina as partículas sólidas e retém o óleo que vem do compressor junto com a umidade. A segunda parte do filtro é o reservatório do óleo pneumático, cada vez que você acionar a máquina, ele vai abrir uma válvula e vai pulverizar um pouco do óleo pneumático e jogar junto com o ar, lubrificando o equipamento.
Cuidados com o compressor
Você precisa cuidar também do seu compressor, de tempos em tempos você terá que trocar o óleo, pois sempre há um desgaste do óleo (ele vai ficando mais fino e acaba estragando) então sempre haverá uma necessidade dessa troca de óleo no compressor.
Lembre-se: o compressor deve ser instalado em um ambiente arejado, fora da área de pintura, não se esqueça de realizar as manutenções periódicas em seu compressor. Ao final do trabalho, você pintor, terá que drenar o ar do compressor para evitar o acúmulo de água dentro do reservatório.
Usou, limpou, guardou, está pronto para usar de novo! Esperamos que todas as dúvidas tenham sido esclarecidas, caso contrário, estamos à disposição para responder sua pergunta. A Wimpel Equipamentos oferece todos esses equipamentos citados acima, como:
FRMP-4
FRMP-5
FRMP-6
FRLMP-4
FRLMP-5
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