Entre em contato (11) 2023-6299 | contato@wimpel.com.br
Rua Maria Carlota, 661 - Vila Esperança - São Paulo - SP - CEP: 03647-000 Soluções Industriais

OS 3 SISTEMAS DE PINTURA MAIS PROCURADOS NO MERCADO, VOCÊ SABE AS DIFERENÇAS?

Gostou? compartilhe!

OS 3 SISTEMAS DE PINTURA MAIS PROCURADOS NO MERCADO, VOCÊ SABE AS DIFERENÇAS?

Como sabemos, para um mesmo objetivo de pintura, existem diversos tipos de sistemas de pistolas no mercado, os mais conhecidos são: 

 

  • Sistema Convencional: pistolas que utilizam maior pressão de ar, gerando assim um IMG1overspray (névoa de tinta), maior que os demais modelos. Esse sistema de equipamento proporciona menor economia do material e ar utilizado, em relação a sistemas mais modernos. A pressão de trabalho que o sistema convencional exige, é entre 50 a 60 PSI (essa pressão sempre irá variar de fabricante para fabricante), já o compressor ideal para este sistema, é um a partir de 10 pés cúbicos.

 

 

 

  • Sistema LVLP: (Low Volume, Low Pressure, na tradução literal, Baixo Volume, Baixa Pressão)IMG1 são pistolas de pintura que trabalham com baixo volume de ar e maior economia de tinta, sendo assim, os compressores que são utilizados com este sistema podem ter potências menores, geralmente entre 8,0 e 10 pés cúbicos. Quem utiliza o sistema LVLP, talvez tenha menor produtividade, visto que, a pulverização ou explosão de partículas é mais lenta.

 

  • Sistema HVLP: (High Volume, Low Pressure, na tradução literal, Alto Volume, Baixa Pressão) IMG1são pistolas desenvolvidas, com o objetivo de aumentar a taxa de transferência da tinta para a peça, e muitas vezes essa taxa de transferência é acima de 70%. A economia de material é o grande diferencial deste sistema. (Você pode encontrar mais detalhes sobre esse sistema aqui mesmo, em: “3 Itens para avaliar antes de comprar sua pistola de pintura HVLP”). A alimentação do sistema HVLP se dá por gravidade, e esses equipamentos podem ser utilizados com tintas à base de água. O consumo de ar das pistolas de pintura HVLP é de 10 PMC, e o compressor sugerido para sua utilização, em geral, é de 10 pés cúbicos. A pressão de trabalho delas pode variar de acordo com o modelo utilizado, sendo as mais comuns de 25 a 35 libras.

 

Se preferir economia utilize uma pistola do tipo HVLP, se preferir economia de ar, opte pela pelo sistema LVLP, mas, não se esqueça que produção do modelo LVLP é um pouco mais lento (+ ou – 25%). Os sistemas HVLP e LVLP tem pouco overspray, se comparado com o sistema convencional, pois estes sistemas não dispensam tanto material e ar de uma vez só (na peça), deste modo, garantindo economia de material utilizado.

Sendo estes, os 3 sistemas mais utilizados, cabe você (usuário), analisar entre os eles o mais conveniente e adequado a sua modalidade de trabalho (automotiva, moveleira, imobiliária). Fique sempre atendo antes de fazer a sua compra. Se precisar, estamos à disposição para tirar a sua dúvida sobre pistolas de pintura. Até a próxima.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Wimpel Whatsapp Wimpel